Hoje decido escrever com base em fotos. Fazer "legendas" de fotos.
Reportar momentos vividos nos muitos poucos minutos livres durante o trabalho. Minutos aproveitados essencialmente no caminho trabalho-casa e casa-trabalho durante a hora do almoço ou ao final do dia.
Minutos esses que aproveito para contemplar este mundo onde "vivo" ou que observo e aprendo, estando eu no meu próprio mundo.
Não me sinto de todo a viver aqui. É a sensação de estar de férias noutro país. Não de férias, como é óbvio, mas aquela sensação de que não sou de cá e que aprendo a observar este mundo enquanto cá estou, estando eu no meu próprio mundo.
É quase um retiro espiritual. Ou é mesmo um retiro espiritual.
Esta foto foi tirada dia 2 de Junho, 2a feira passada. Foi um prato que fiz. Que costumo fazer em Lisboa: pescada no forno com batatas. O engraçado deste prato foi quando chegou ao momento de ir ao forno não havia pirex. Solução: lavar um tabuleiro de prata ou estanho, não sei, e fazer dele de "pirex". Resultou na perfeição. O aspecto não é o melhor mas o sabor era aquele deste prato feito em Lisboa.
Foto tirada dia 4 de Junho, 4a feira. África que é África tem que ter uma foto destas. Todo o sítio de África tem uma foto destas. Iam dois homens de pé, sobre o pára-choques da carrinha. Isto foi à saída de Larache. Quase a chegar à já esperada "Paragem Policial". Assim que se estavam a aproximar da polícia, forçaram o pouco espaço que havia no interior da carrinha e lá encostaram a porta. Por azar das suas esperanças foram mandados parar. Não sei se foram descobertos. Logo a seguir tive que virar em direção à obra.
Fotos tiradas dia 4 e 6 de Junho. No caminho que faço todos os dias, há cavalos lindos. Há pastagens lindas. Uns cavalos mais bem tratados que outros. Selvagens não creio que sejam. Mas passam ali horas do dia sozinhos. Parei uma das vezes e tentei chegar-me ao pé deles mas fugiram. Tenho filmado. Daqui a 5 dia carrego.
Fotos tiradas dias 4 e 6 de Junho. Não é, de todo, objectivo deste blog falar de assuntos de trabalho. Nem nada aqui será escrito sobre situações de trabalho. Apenas utilizo estas fotos para mostrar que a Engenharia Civil está muito associada à Engenharia Mecânica. E que nos trabalhos todos aprendem com todos e todos ensinam a todos. Todos se ajudam a todos e todos são essenciais na cada parte do seu trabalho. Sem um não se fazem todos. Sem um não se faz a equipa. Só o trabalho de equipa permite a conquista e o sucesso de toda a equipa.
Nestes dias aprendi muito sobre mecânica de gruas.
Em obra é preciso saber muito de equipamentos e respectiva mecânica.
A primeira foto mostra o disco da giratória da grua e os respectivos mecanismos de travagem. A segunda foto mostra a tirada de medidas das alças pendais da grua. A terceira foto mostra a avaliação de passagem de corrente eléctrica no quadro da grua.
Fotos tiradas dia 4 de Junho. Aqui bebe-se muito sumo de laranja natural. E é ótimo. É um hábito que já ganhei cá. (Entretanto acabo de ter um dejavú enorme ao estar a escrever isto). Aqui não se bebe álcool. Então bebe-se sumo de laranja natural ou café com leite. Em Lisboa era raro as vezes que fazia sumo de laranja. Cá faço todos os dias. Temos uma maquininha em casa. Todos os dias de manhã corto 4 laranja e faço.
A primeira foto foi ao pequeno almoço. Sumo de laranja acompanhado daquele "pão" (cujo o nome não me lembro) com ovo estrelado e mortadela. Ótimo. Mas enche para toda a manhã. A segunda foto foi tirada na varanda de minha casa na hora do almoço.
Foto tirada dia 4 de Junho. Antes de fazer desporto. Ao fim do dia, tiro esta foto de uma parte da cidade de Larache iluminada pelo anoitecer. Típica foto de anoitecer em Marrocos. Energia. A foto mostra uma pequena muralha que cerca esta parte da cidade. Fora da muralha há um campo de futebol rodeado de lixo. É aqui que faço a minha sessão de ginástica. (Enquanto o tempo de trabalho assim o permitir).
Fotos tiradas dia 6 de Junho: uma parte da sociedade. Gente pobre com dificuldades. Vivem da terra e dos animais. São esforçados e esforçam-se. Sabem o que a vida custa. De pequenos começam a ter essa sabedoria. A primeira foto mostra um miúdo, dos seus 15 anos, montado na carroça, puxada pelo seu cavalo. Provavelmente vais buscar palha. Um daqueles que, do nada, aparece no deserto do meio da obra e passa por ela. A Segunda foto, mostra um velho cansado a andar devagarinho, transportando o seu trabalho. Provavelmente o miúdo da primeira foto daqui a 70 anos. "Inshalah" ("Deus queira" em português - não sei escrever em árabe) que assim não seja e que o miúdo tenha uma vida melhor.
Fotos tiradas hoje, dia 7 de Junho, enquanto dava as voltas de logística com o Hassan. (O Hassan é o nosso "caseiro").
Sociedade. As Mulheres "desta sociedade". Não me vou alongar muito sobre elas, pois vou dedicar um post sobre elas. Merecem. Sofrem, lutam, vivem. Mas não sei.
A outra foto mostra sacas de especiareis numa mercearia. Chás. Muitos chás. Louro. Etc, etc, etc, Cheira lindamente bem.
E STOP. Por hoje chega. Amanhã há mais. Amanhã é Sábado mas vai-se trabalhar bem.
Beijinhos e Abraços.
Até amanhã Larache.
Amo-te.















Provavelmente terá um nome árabe oficial mais interessante e sexy... mas pa mim é pão de pitta.
ResponderEliminar